Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 9

Qual será seu próximo safári?

Não há dúvida. Em um continente sem fronteiras, como a África, a vida selvagem orquestrada pela natureza é tão espetacular quanto curiosa. Avistar os grandes animais selvagens, escutar o som forte das manadas percorrendo as savanas ou testemunhar uma cena de carinho entre uma leoa e seus filhotes são experiências marcantes. Mas, cada viagem ao continente pode, também, reservar uma nova surpresa – safáris em reservas naturais ainda intocadas, contato com povos receptivos, cheios de histórias e modos de vida fascinantes ou atividades que exibem paisagens raras e inesquecíveis.

Para viver experiências memoráveis, indicamos a seguir diferentes regiões para você escolher seu próximo safári. Confira!

Tanzânia: natureza em estado bruto

É comum que ao chegar às vastas planícies da Tanzânia uma mistura de espanto e excitação tome conta de qualquer visitante. A vida selvagem ali, tão próxima, comandada pela natureza com tamanha harmonia, desenha sentimentos por vezes difíceis de explicar.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Leões na cratera

Leões na cratera Ngorongoro.

O país é privilegiado em reservas naturais, que abrigam grandes concentrações de animais em liberdade. Avistá-los é sempre uma emoção. O Serengeti é o principal parque nacional, local onde ocorre a grande migração anual de gnus. Já Ngorongoro é uma imensa cratera de um extinto vulcão com rica fauna local. Nos dois locais, uma coisa é certa: a natureza em estado bruto e ainda tão pouco explorada reserva experiências fascinantes nos safáris.

Zimbabwe: exclusividade em cenários ainda inexplorados

Por mais de uma década, turbulências políticas impediram o mundo de ter acesso aos tesouros naturais do Zimbabwe. Felizmente, os tempos são outros e as oportunidades também. Hoje, os visitantes podem novamente sair em safáris à procura da vida selvagem no seu habitat natural.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Hippopotamus wading through the Zambezi foliage

Safáris de barco dão a oportunidade de observar de perto os hipopótamos. Foto: iStock.

Mas, os destaques de um safári no país vão além do simples contato com os animais: há, ainda, paisagens inesquecíveis, tão poéticas quanto dramáticas, que por serem inexploradas e isoladas sugerem um clima de exclusividade sem igual, com experiências para guardar na memória. Presenciar o pôr do sol nas savanas, vivenciar em um passeio de barco os hipopótamos à beira do lago ou ainda, na noite sem nenhuma outra luz, ter a chance de admirar um dos céus mais estrelados de toda a África, são momentos de rara beleza

Quênia: a Grande Migração

Um safári sempre proporciona momentos marcantes. No Quênia, avistar os grandes animais selvagens, escutar o som poderoso das manadas percorrendo as savanas ou testemunhar uma cena de carinho entre uma leoa e seus filhotes são experiências fascinantes.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
2012,Mara river, Kenya, Crossing

Búfalos durante a Grande Migração no Quênia. Foto: iStock.

Lar do excêntrico e simpático povo Masai, o Quênia abriga as planícies “sem fim” das reservas Masai Mara e Amboseli, locais especiais para o safári. Entre os meses de setembro e novembro, no Masai Mara, é possível observar um dos maiores espetáculos da natureza – a Grande Migração, que contempla numerosas manadas de animais migrando de um país a outro em busca de alimento. Como onde há presa, há caçador, é sempre possível observar predadores como leões, leopardos e cheetas, além de muitos elefantes, hipopótamos, búfalos e rinocerontes nas paisagens do país.

Uganda e os fantásticos gorilas-das-montanhas

A Floresta Impenetrável de Bwindi é um cenário preservado de Uganda, com a maior diversidade natural da África Oriental, e ainda sem grande interferência do homem. Um local perfeito como lar dos fantásticos gorilas. Ao contrário do imaginamos, esses animais tão raros são super dóceis, e para observá-los de perto é preciso fazer um safári a pé nas montanhas da reserva natural.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Portrait of a mountain gorilla with cub at a short distance. gorilla close up portrait.The mountain gorilla (Gorilla beringei beringei)

O safári a pé vale o esforço quando até famílias inteiras de gorilas são encontradas. Foto: iStock.

Hoje, há pouco mais de 700 gorilas de montanha em todo o mundo e mais da metade deles habitam esta região. Quando os animais aparecem e temos a chance de observá-los de perto, um misto de emoção e encantamento toma conta de todos. Um privilégio para poucos, que se revela uma experiência inesquecível e absolutamente enriquecedora.

Namíbia: Onde as paisagens são protagonistas

A paisagem africana não se resume às savanas. Um passeio de balão ao amanhecer sobre o Deserto da Namíbia revela a beleza exótica do país: um mar de areias vermelhas, que em alguns pontos estão petrificadas e formam dunas extraordinariamente elevadas.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Dead tree in Sossusvlei, in the Namib Desert, Namibia

Árvore petrificada no deserto de Sossusvlei. Foto: iStock.

Os safáris no país estão voltados justamente para a apreciação desses cenários de beleza ainda intocada, perfeitos para roteiros fotográficos e com uma intrigante vida selvagem, que tem que se adaptar ao deserto e suas condições inóspitas. Em regiões como Skeleton Coast e Serra Cafema, a Namíbia apresenta ainda paisagens inspiradoras e a chance de contato com povo Himba, que estão renascendo para o mundo ao mesmo tempo em que mantêm seus costumes intactos.

Botswana: Um safári como antigamente

A diversidade de ecossistemas dá a Botswana o título de país mais preservado e selvagem da África. Seguindo pelas áreas alagadas do Okavango – o maior delta interior do planeta -, a bordo de mokoros, as rústicas canoas típicas do país, o safári feito em áreas alagadas é uma das vivências mais genuínas de Botswana. Já nos safáris feitos na região do Chobe National Park, é possível avistar leões, antílopes, búfalos e elefantes nos seus habitats naturais, numa área ainda intocada do país, que segue sem grande interferência do homem.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
last light in the delta

Botswana e o tradicional safári de mokoro

A grande diferença entre os safáris realizados em outros destinos da África, é que em Botswana tudo é mais selvagem, e é preciso um pouco mais de esforço para chegar até os animais. É preciso “faro”, exatamente como antigamente.

Para viajar com a gente, escreva para info@teresaperez.com.br ou ligue 11 3799-4000 | 11 3390-9000 | 61 3217-2300 | 31 3131-3000.

O post Qual será seu próximo safári? apareceu primeiro em The Traveller Blog by Teresa Perez.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 9